Início Mundo Cortes de recursos comprometem resposta global ao HIV, alerta agência da ONU

Cortes de recursos comprometem resposta global ao HIV, alerta agência da ONU

- Publicidade -


Da redação

A diretora executiva do Unaids, Winnie Byanyima, afirmou nesta quinta-feira, em Nova York, que a próxima Reunião de Alto-Nível sobre Aids, prevista para os dias 22 e 23 de junho de 2026, pode ser a última. A declaração ocorreu em coletiva de imprensa, devido a quedas no financiamento e ataques aos direitos humanos.

Segundo Byanyima, cortes de gastos e violações de direitos estão prejudicando o trabalho de cientistas na busca pela cura contra o HIV. Ela destacou que esses desafios comprometem os avanços obtidos nas últimas décadas, principalmente em pesquisas e acesso a tratamentos voltados para a erradicação da doença.

Dados apresentados apontam uma redução significativa de recursos globais para o enfrentamento ao HIV. Conforme revelou a diretora, os fundos internacionais destinados ao combate da epidemia caíram entre 30% e 40% no último ano, em relação ao orçamento de 2023. Byanyima atribui parte desse recuo à priorização de investimentos em conflitos armados.

Byanyima alertou que, sem apoio internacional, países atendidos pelo Unaids podem não sustentar programas de prevenção e tratamento. “Os doadores estão desviando investimentos para financiar guerras”, afirmou a diretora, ressaltando o impacto negativo dessas decisões no enfrentamento da epidemia em regiões vulneráveis.

A próxima edição da Reunião de Alto-Nível terá como tema “Unidas e Unidos para Acabar com a Aids” e contará com a presença do secretário-geral da ONU, António Guterres, além de ativistas e pessoas que vivem com HIV. O evento buscará acordos políticos para manter a meta de erradicar o HIV/AIDS como ameaça à saúde pública até 2030.

Apesar das dificuldades financeiras, houve avanços, como o acordo entre Ministérios da Saúde durante o G20 de 2024, sob presidência brasileira. Essa aliança global visa ampliar o acesso equitativo a tecnologias de saúde, estimulando a produção local de medicamentos e vacinas e reforçando a importância da cooperação internacional no combate à epidemia.