Início Mundo Milhares protestam em Madri contra alta nos preços de moradia

Milhares protestam em Madri contra alta nos preços de moradia


Da redação

Milhares de pessoas protestaram neste domingo, no centro de Madri, contra o aumento dos custos de moradia. A manifestação ocorreu em meio à valorização dos imóveis que tem dificultado o acesso à casa própria, sobretudo em grandes cidades como a capital espanhola e Barcelona.

A alta dos preços tornou o mercado imobiliário inacessível para muitos espanhóis, mesmo diante do recente crescimento econômico do país. A crise habitacional representa uma das maiores vulnerabilidades políticas do primeiro-ministro Pedro Sánchez, especialmente à medida que se aproximam as eleições previstas para 2027.

Especialistas apontam que a Espanha mantém uma tradição marcante de casa própria e possui poucas opções de moradias públicas para locação. Além disso, o aumento da demanda por aluguel, impulsionado pelo turismo e pela imigração, pressiona ainda mais os preços nas principais cidades.

Durante o protesto, manifestantes exibiram faixas e cartazes pedindo soluções para a crise. Uma das mensagens dizia: “Queremos vizinhos, não turistas”, destacando o descontentamento em relação aos aluguéis de curto prazo para visitantes, especialmente nas regiões centrais.

No mês passado, o governo espanhol anunciou um pacote de 7 bilhões de euros para construir mais moradias públicas e oferecer auxílio a jovens locatários e compradores. Contudo, o Parlamento rejeitou um decreto que prorrogaria o congelamento temporário dos aluguéis, ampliando o descontentamento do setor.

De acordo com o Eurostat, os custos de moradia subiram quase 13% ao fim de 2025 em relação ao ano anterior. O Banco da Espanha calcula que o déficit habitacional do país atinge 700 mil moradias, em uma população de cerca de 50 milhões de habitantes.