Início Economia FMI destaca resiliência do Brasil e projeta crescimento do PIB em 2,5%

FMI destaca resiliência do Brasil e projeta crescimento do PIB em 2,5%


Da redação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou, em nota divulgada nesta segunda-feira (1º), a resiliência da economia brasileira frente a choques recentes em um contexto de pressões externas e internas. A entidade destacou que o país está relativamente protegido dos efeitos do aumento global dos preços do petróleo devido à guerra no Oriente Médio.

O FMI justificou essa avaliação pelo papel do Brasil como exportador de petróleo e pela elevada participação de fontes renováveis na geração de energia elétrica. As análises foram apresentadas após a missão anual da instituição ao Brasil, encerrada na última sexta-feira (29). Segundo o chefe da missão, Daniel Leigh, os indicadores apontam para uma recuperação econômica no início de 2026.

De acordo com Leigh, o crescimento do Brasil deve se fortalecer gradualmente, alcançando cerca de 2,5% no médio prazo. No entanto, ele alertou para riscos no cenário internacional, como agravamento de tensões geopolíticas e aperto das condições financeiras. O FMI ressaltou que os pilares institucionais do país seguem sólidos, como o sistema financeiro, as reservas e o regime cambial flexível.

A instituição considerou adequada a redução recente da taxa de juros pelo Banco Central, mas recomendou cautela diante das pressões inflacionárias e a necessidade de manter e ampliar o esforço fiscal. Para o FMI, reformas estruturais e uma agenda ambiental consistente podem impulsionar um crescimento mais forte e inclusivo para o Brasil no médio prazo.

O órgão avaliou que medidas futuras de política monetária exigem flexibilidade, dadas as incertezas presentes e os preços elevados da energia no mercado internacional. O FMI ainda sugeriu a preservação das receitas extraordinárias do petróleo para fortalecer as contas públicas, reduzir custos de empréstimo e ampliar investimentos prioritários.

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a meta do governo é garantir crescimento sustentável de pelo menos 4% ao ano, apoiado pelo aumento da produtividade. Durigan reforçou o compromisso fiscal e a importância do diálogo com o FMI para avançar nas políticas de equilíbrio da dívida, controle da inflação e fortalecimento dos programas sociais e ambientais.