Início Brasil PT responsabiliza Flávio e Eduardo Bolsonaro por tarifa de Trump sobre Brasil

PT responsabiliza Flávio e Eduardo Bolsonaro por tarifa de Trump sobre Brasil


Da redação

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), atual líder do PT na Câmara, declarou nesta terça-feira, 2, que atribui ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e ao ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) a responsabilidade pela imposição de uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos, durante a gestão de Donald Trump.

A declaração de Uczai ocorreu por meio de um vídeo publicado em suas redes sociais, no qual estava acompanhado da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Segundo Uczai, “a articulação de Flávio e Eduardo Bolsonaro” teria sido determinante para a adoção da medida comercial que impactou exportações brasileiras.

Uczai não detalhou quais produtos foram afetados, mas enfatizou as consequências econômicas advindas da tarifa imposta durante o mandato de Trump. Ele destacou que a decisão trouxe prejuízos para diversos setores do agronegócio e da indústria nacional, segundo avaliação apresentada no vídeo.

A parlamentar Jandira Feghali, que aparece ao lado de Uczai, não se pronunciou diretamente sobre a acusação, limitando-se a manifestar solidariedade à fala do colega. Uczai sustentou que a tarifa representou uma retração nas exportações nacionais, reforçando a crítica à atuação dos parlamentares citados.

As equipes de Flávio e Eduardo Bolsonaro ainda não se pronunciaram publicamente sobre a acusação feita por Uczai. Não há registros oficiais de resposta de representantes do governo norte-americano ou das autoridades brasileiras à declaração divulgada nas redes sociais.

Historicamente, a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos passou por alterações tarifárias pontuais, especialmente durante o governo Trump. Tarifas sobre produtos brasileiros, como aço e alumínio, já foram tema de embates diplomáticos e econômicos nos últimos anos.