Início Mundo Iván Cepeda acusa Trump de interferir nas eleições presidenciais da Colômbia

Iván Cepeda acusa Trump de interferir nas eleições presidenciais da Colômbia


Da redação

Iván Cepeda, candidato de esquerda à Presidência da Colômbia, denunciou, nesta quarta-feira, o que classificou como interferência do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no segundo turno das eleições colombianas, marcado para 21 de junho. A declaração ocorreu após Trump manifestar apoio a Abelardo de la Espriella, adversário de Cepeda.

Na terça-feira, Donald Trump declarou publicamente apoio ao advogado Abelardo de la Espriella, que obteve a maior votação no primeiro turno realizado no último domingo. Apesar do desempenho expressivo, De la Espriella não conseguiu apoio suficiente para evitar o segundo turno contra Cepeda, aliado do atual presidente, Gustavo Petro.

Cepeda afirmou à imprensa que a posição de Washington tem um “tom ingerencista”. Segundo o legislador de 63 anos, “é um grave risco para a soberania e para a integridade do povo e da nação colombiana”. Ele enfatizou sua preocupação quanto à influência internacional no processo eleitoral do país.

Por outro lado, Abelardo de la Espriella, de 47 anos, agradeceu o “apoio decisivo” de Trump. O candidato prometeu fortalecer as relações com os Estados Unidos, caso eleito, e adotar uma postura firme com apoio americano contra as guerrilhas e grupos narcotraficantes, ressaltando o papel da Colômbia como maior produtor mundial de cocaína.

O presidente colombiano Gustavo Petro, que teve atritos com Donald Trump nas redes sociais, pediu nesta terça-feira aos colombianos que votem “em plena liberdade”, afirmando que o país não deve se tornar “escravo, nem colônia de ninguém”. O contexto intensificou o debate sobre a influência externa nas eleições.

De la Espriella segue como favorito ao segundo turno, conforme a primeira pesquisa divulgada na terça-feira. Donald Trump já manifestou apoio a outros candidatos de direita em eleições na América Latina, como Javier Milei, José Antonio Kast e Nasry Asfura.