Início Brasil MEC Livros registra 468 mil acessos e destaca títulos mais lidos na...

MEC Livros registra 468 mil acessos e destaca títulos mais lidos na plataforma


Da redação

A plataforma MEC Livros, do Ministério da Educação, registrou desde abril deste ano o acesso gratuito a 468 mil obras literárias em todo o país. Os dados divulgados revelam que cerca de 3,4 mil livros são acessados diariamente, o que reforça o crescimento do uso da biblioteca digital.

Segundo o Ministério da Educação, mais de 107 mil títulos foram lidos quase integralmente pelos usuários, considerando ao menos 90% dos conteúdos acessados. Ao todo, o tempo somado de leitura chega a 269 mil horas, equivalente a aproximadamente 30 anos de leitura contínua realizadas por diferentes leitores cadastrados.

A biblioteca conta atualmente com 862 mil usuários cadastrados em território nacional. Dentre eles, 44% já realizaram ao menos um empréstimo, demonstrando uma adesão significativa ao projeto desde o lançamento. Foram emprestados ou folheados 13 mil títulos diferentes do total de mais de 25 mil obras disponíveis no catálogo.

Entre as obras mais lidas, destaque para “A Cabeça do Santo”, de Socorro Acioli, que lidera o ranking com 27.479 empréstimos. Na sequência, figuram “Crime e Castigo” e “Noites Brancas”, ambos do autor Fiódor Dostoiévski, além de “A Vegetariana” e “Sem Despedidas”, de Han Kang.

A iniciativa foi criada para ampliar o acesso público e gratuito a livros em formato digital. A plataforma pode ser acessada por computadores, tablets ou smartphones. O procedimento exige autenticação via conta Gov.br, pesquisa pelo título ou autor desejado e empréstimo clicando na opção “Emprestar e Ler”.

O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo o usuário renovar ou devolver o livro antecipadamente após a leitura de pelo menos 10% ou até 90% da obra. O Ministério também informa que é possível tomar outro livro ao devolver um título, sendo permitido o empréstimo de até duas obras por mês por CPF.