Da redação
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou nesta quinta-feira, 18, os laços entre o país e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), durante cúpula realizada para fortalecer as relações econômicas e políticas. O encontro ocorreu marcando o 35º aniversário das relações Rússia-ASEAN.
Participaram da cúpula líderes de Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietnã, integrantes do bloco asiático. Os representantes concordaram em expandir a parceria estratégica entre Moscou e os países da ASEAN.
Em seu discurso, Putin afirmou que a relação é “um fator estabilizador essencial na Ásia-Pacífico em meio à turbulência geopolítica, contribuindo para a formação de uma arquitetura de segurança equilibrada e para uma cooperação equitativa e mutuamente benéfica”.
A pauta do encontro incluiu discussões sobre temas globais e regionais, além de revisão dos esforços conjuntos para desenvolver os laços entre Rússia e ASEAN. Putin ressaltou que a cooperação se estende a áreas como segurança, comércio, investimentos, energia, agricultura, digitalização, ciência, tecnologia, turismo e contatos humanitários.
Ao final da cúpula, foi divulgada uma declaração assinada por todos os participantes. O documento reafirma a aspiração conjunta por “um mundo multipolar justo, guiado pelo direito internacional e pelos princípios da Carta da ONU, para promover benefício mútuo e respeito por todos os Estados”.
As relações entre a Rússia e a ASEAN completam 35 anos em 2024. O bloco asiático reúne onze países e mantém diálogo com diversos parceiros globais, visando promover o desenvolvimento regional, a cooperação econômica e o equilíbrio nas relações internacionais.





