Da redação
A seleção de futebol do Irã deixou uma carta escrita à mão no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, agradecendo à cidade e aos torcedores iranianos após o empate em 0 a 0 contra a Bélgica pela fase classificatória da Copa do Mundo de 2026, realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.
A mensagem, escrita em inglês, foi encontrada depois que a delegação já havia deixado o local. No texto, a equipe expressa gratidão pela hospitalidade recebida em Los Angeles e faz um apelo para que “a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”.
“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, afirma a carta. A seleção complementa: “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade”.
A delegação também agradeceu, na carta, aos iranianos que acompanharam a equipe na Califórnia, reforçando o sentimento de união da comunidade durante a competição. O gesto foi registrado em meio a desafios logísticos enfrentados por restrições migratórias.
Desde o início do torneio, a seleção iraniana precisou se deslocar a Tijuana, no México, após cada partida nos Estados Unidos, em razão de limitações para permanecer no território estadunidense. Inicialmente, havia previsão de hospedagem no Arizona, mas a delegação foi transferida para o México dias antes do início do campeonato.
O imbróglio com os vistos envolveu a emissão de documentos para entrada dos atletas e equipe de apoio. Um funcionário do Departamento de Estado norte-americano destacou que “não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, em declaração à agência Reuters.





