Início Goiás Governo de Goiás investirá R$ 78 milhões no Ceia-UFG até 2031

Governo de Goiás investirá R$ 78 milhões no Ceia-UFG até 2031


Da redação

O governador Daniel Vilela anunciou o investimento de R$ 78 milhões em novos projetos para o Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (Ceia-UFG). O anúncio ocorreu durante jantar no Palácio das Esmeraldas com pesquisadores, desenvolvedores e empresários. A iniciativa foi formalizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com foco na consolidação do estado como polo nacional de inteligência artificial.

De acordo com a Secti, a parceria terá vigência de 2026 a 2031 e prevê a expansão das atividades acadêmicas e empresariais no Ceia-UFG. O aporte financeiro será direcionado à ampliação da infraestrutura computacional, ao estímulo para startups e novos negócios, além do estímulo à pesquisa aplicada e à formação de profissionais qualificados.

Entre as áreas estratégicas beneficiadas pelo investimento estão veículos autônomos, saúde, agronegócio, educação e ciências da vida. Daniel Vilela ressaltou: “Temos em Goiás o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina. Talvez seja mais reconhecido fora do estado e até do Brasil do que aqui.” O governador acrescentou que o objetivo é financiar o desenvolvimento de pesquisas e de soluções tecnológicas no Ceia.

O Centro de Excelência em Inteligência Artificial atua como referência no desenvolvimento de inovação e soluções digitais no país. Segundo o governo do estado, esta segunda etapa do convênio visa fortalecer ainda mais a posição de Goiás como referência no setor, promovendo iniciativas que colaboram com diferentes segmentos econômicos e sociais.