Início Mundo Bolsas de NY fecham em queda após perdas de empresas de tecnologia

Bolsas de NY fecham em queda após perdas de empresas de tecnologia


Da redação

As bolsas de Nova York encerraram o pregão em queda, com destaque para o recuo do setor de tecnologia diante de preocupações sobre avaliações de empresas ligadas à inteligência artificial. O Dow Jones recuou 0,11%, o S&P 500 caiu 0,06% e o Nasdaq teve baixa de 0,24%. Investidores também avaliaram movimentos divergentes no Oriente Médio.

Na semana, o Dow Jones acumulou alta de 0,58%, enquanto o S&P 500 teve queda de 1,97% e o Nasdaq tombou 4,60%. Entre as ações de chips, a Micron despencou 6,69%, a Intel caiu 3,42% e a Oracle registrou perda de 2,53%. A ON Semiconductor recuou 23,66% após a compra da Synaptics, que caiu 3,68%, enquanto Sandisk e Nvidia tiveram quedas de 10,46% e 1,64%, respectivamente.

Raghuram Rajan, ex-presidente do banco central da Índia, afirmou que o uso crescente de dívida para financiar infraestrutura e empresas de inteligência artificial pode criar problemas futuros, e considerou alguns ativos de tecnologia excessivamente valorizados. Nigel Green, CEO da deVere Group, prevê que dentro de cinco anos apenas três gigantes tecnológicas manterão as avaliações premium associadas à revolução de IA.

No setor de saúde, a Moderna avançou mais de 12% após anunciar programa experimental para doenças autoimunes, levando seu maior fechamento desde setembro de 2024 e impulsionando alta de 3,07% no setor. A FactSet subiu quase 11% com o lançamento de nova ferramenta de investimento. No setor aeroespacial, a SpaceX teve valorização de 0,15% em meio a notícias sobre demanda por títulos da empresa e possíveis planos para atuar na telefonia móvel dos Estados Unidos.