Início Goiás Governo de Goiás amplia Recicla Goiás com entrega de 10 caminhões a...

Governo de Goiás amplia Recicla Goiás com entrega de 10 caminhões a municípios


Da redação

O Governo de Goiás entregou mais dez caminhões para coleta e transporte de materiais recicláveis em municípios do interior do estado. Os veículos foram destinados a Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Bom Jardim de Goiás, Cocalzinho de Goiás, Formosa, Goianápolis, Panamá, Pontalina, Sanclerlândia e Vianópolis, por meio de cooperação técnica no Programa Recicla Goiás.

De acordo com a Secretaria da Retomada, a iniciativa visa fortalecer a gestão de resíduos sólidos, ampliar a coleta seletiva e incentivar geração de trabalho e renda para cooperativas de reciclagem. O secretário César Moura afirmou que a ação alia preservação ambiental e inclusão social. “Agora avançamos mais uma etapa, disponibilizando caminhões que fortalecem a coleta seletiva e ampliam a capacidade de trabalho dessas cooperativas”, disse.

Simone Ribeiro, prefeita de Formosa, relatou que “os cooperados diziam que eram pessoas invisíveis. Com o apoio do governo, promovemos inclusão social e fortalecemos a coleta seletiva”. Victor Sanches, gerente-geral da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás, destacou que “os caminhões facilitam o transporte dos materiais recicláveis até as cooperativas, onde esses resíduos ganham valor e retornam à cadeia produtiva”.

Com a nova entrega, o programa Recicla Goiás chega a 29 caminhões em operação, resultado de investimento de R$ 6,5 milhões do Governo de Goiás. Segundo dados oficiais, desde sua criação em 2023, o programa visitou 114 municípios e capacitou 1.138 catadores. Ao todo, 40 cooperativas receberam suporte para estruturação, acesso ao Crédito Social, assessoria técnica e contábil. Além dos dez municípios contemplados, outras cidades já receberam caminhões em etapas anteriores da iniciativa.