Da redação
O Governo do Brasil enviará um terceiro voo humanitário à Venezuela com kits de medicamentos e um módulo complementar para hospital de campanha, segundo o governo federal. A decolagem está prevista para ocorrer a partir da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em operação autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O envio integra a resposta internacional aos terremotos que atingiram o território venezuelano e busca ampliar o atendimento emergencial às vítimas. Conforme o governo, os kits incluem antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, soluções injetáveis, materiais de curativo, seringas, luvas e máscaras. O material é direcionado ao atendimento de situações emergenciais.
Ao todo, o Brasil enviará cinco kits de calamidade, totalizando 111.800 itens entre medicamentos e insumos. De acordo com o governo, esse volume pode atender aproximadamente 1.500 pessoas durante um mês, sem afetar o estoque do Sistema Único de Saúde. A Agência Brasileira de Cooperação, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, coordena a mobilização.
O governo brasileiro informou que está à disposição das autoridades venezuelanas e de organismos internacionais para ampliar o apoio, conforme a necessidade local. Segundo informações divulgadas pelas autoridades venezuelanas, os terremotos, de magnitude 7,2 e 7,5, causaram ao menos 920 mortes e deixaram cerca de 2.900 feridos. A presidenta encarregada da Venezuela, Delcy Rodríguez, decretou estado de emergência nacional.





