Início Brasil Hermes Klann critica programa do MEC que adota hip-hop na educação

Hermes Klann critica programa do MEC que adota hip-hop na educação


Da redação

O senador Hermes Klann (PL-SC) criticou, nesta segunda-feira (6), o programa Escola Nacional de Hip-Hop, lançado pelo Ministério da Educação. Klann informou que apresentou requerimento de informação ao ministério, solicitando esclarecimentos sobre a utilização do hip-hop como ferramenta didática.

Em pronunciamento no Plenário, o senador afirmou reconhecer o valor do hip-hop como manifestação cultural, mas questionou sua adoção como política oficial de educação. “O hip-hop na sociedade tem seu espaço legítimo na vida cultural do Brasil. Mas uma coisa é a cultura livre, viva e plural; outra, muito diferente, é o Estado brasileiro transformar essa expressão em política oficial de educação. E é exatamente isso que está errado”, declarou.

Segundo Klann, a definição dos projetos pedagógicos deve caber às comunidades escolares, enquanto o Ministério da Educação deve priorizar esforços para aprimorar a qualidade do ensino e enfrentar desafios como os baixos índices de alfabetização e desempenho em disciplinas básicas.

O parlamentar também afirmou que a portaria que institui o programa adota uma concepção pedagógica específica, o que, conforme ele, contraria o princípio constitucional do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. O hip-hop teve origem nas periferias de Nova York, nos Estados Unidos, nos anos 1970, é caracterizado pelo rap e ganhou espaço no cenário cultural brasileiro.