Da redação
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a projeção para a safra de grãos 2025/26, estimando produção de 360,1 milhões de toneladas. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (14), indica aumento de 0,4% em relação à última previsão da estatal. Segundo a Conab, o resultado reflete principalmente a expansão da área plantada, enquanto a produtividade média nacional deve permanecer estável.
De acordo com Fabiano Vasconcelos, gerente de Acompanhamento de Safras da Conab, também contribuem as condições climáticas favoráveis, com chuvas regulares e boa umidade do solo. Vasconcelos afirmou: “Para julho, a previsão é de manutenção destas condições. Nada fora do normal para esta época do ano, com uma diminuição das chuvas no período, principalmente na região central do país”.
A produção de soja já colhida atingiu 180,6 milhões de toneladas, avanço de 5,3% sobre a safra anterior. O milho deve alcançar 141,7 milhões de toneladas, representando alta de 0,4%. As safras de arroz e feijão apresentaram recuo: arroz com 11,1 milhões de toneladas, queda de 13,1%, e feijão com estimativa de 3 milhões de toneladas, 1,4% inferior ao ciclo anterior. Vasconcelos afirmou que adversidades climáticas impactaram a segunda safra do feijão, mas que o abastecimento doméstico está garantido.
A safra de algodão tem previsão de 4,06 milhões de toneladas de pluma, com 2,8% de ganho de produtividade, compensando redução de 3,2% na área plantada. A exportação da fibra pode chegar a 3,38 milhões de toneladas, com estoque final estimado em 2,67 milhões. O trigo, em fase final de plantio, deve ter queda de 23,5% na produção, estimada em 6 milhões de toneladas, devido à menor área cultivada e produtividade mais baixa.




