Início Mundo Trump afirma não haver decisão sobre bombardeios de grande escala no Irã

Trump afirma não haver decisão sobre bombardeios de grande escala no Irã


Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ainda não tomou decisão sobre a realização de bombardeios de grande escala contra o Irã, pois, segundo ele, os líderes iranianos estão “cada vez mais sérios” nas negociações para encerrar o conflito. O pronunciamento foi feito após reunião com seus principais assessores.

De acordo com a imprensa americana, Trump discutiu uma possível operação militar de grande porte em encontro com auxiliares, manifestando frustração em relação ao impasse atual. O presidente declarou: “Não, ainda não tomei nenhuma”, ao ser questionado sobre a definição de resposta militar. Ele acrescentou que ambos os países mantêm conversações.

Trump avaliou que “eles estão ficando cada vez mais sérios com o passar dos dias, talvez por uma razão óbvia”. Segundo o presidente, o Irã tem a alternativa de firmar um acordo com Washington ou enfrentar “um nível muito pior” de bombardeios, citando quase duas semanas de ataques diários que teriam anulado a trégua anterior.

O conflito já dura quase cinco meses, superando a expectativa inicial de resolução em poucas semanas. Conforme informações disponíveis, a popularidade do Partido Republicano de Trump nos Estados Unidos tem sofrido efeitos decorrentes do conflito, em meio à proximidade das eleições legislativas consideradas essenciais para o restante do mandato do presidente.