Da redação
A analista de sistemas Vanessa Braga, do Centro de Informações e Dados do Estado do Rio de Janeiro (Cidac), participou da 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Conforme informado, Braga integra o programa de mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e à Gestão, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e atuou no espaço “Gênero, Diversidade e Equidade”.
Segundo Vanessa, o evento retornou ao estado do Rio de Janeiro após 32 anos, servindo como importante espaço gratuito de contato com ciência e tecnologia, e destacou: “toda a programação do estande Lidera e Empodera é pensada por mulheres para mulheres”. Ela também relatou a participação de duas alunas de graduação e uma de doutorado.
A doutora Simone Vasconcelos, fundadora e coordenadora do projeto Lidera e Empodera, enfatizou que a iniciativa esteve no estande “Gênero, Diversidade e Equidade” durante todo o dia, com jogos e distribuição de brindes. Vasconcelos informou ainda que integrantes do projeto colaboram também com o “Meninas Digitais do Norte Fluminense”, vinculado à Sociedade Brasileira de Computação.
De acordo com a organização, a Reunião Anual da SBPC ocorre desde 1949 e reúne representantes de sociedades científicas, pesquisadores, professores, estudantes e público geral. O objetivo é divulgar a ciência para a sociedade e debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação, com a participação de comissões como Gênero, Diversidade e Equidade, Afro, Indígena, Jovem e Cultural.




