Da redação
Instabilidades atmosféricas associadas à formação de um ciclone extratropical entre Argentina, Uruguai, Sul do Brasil e Oceano Atlântico podem provocar pancadas isoladas de chuva no Distrito Federal durante a noite desta quarta-feira (5), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão alerta que o tempo seco exige cuidados com a saúde, mesmo com a previsão de precipitações.
De acordo com o Inmet, o sistema de baixa pressão intensificará chuvas, trovoadas, queda de granizo e ventos fortes na Região Sul, com possibilidade das instabilidades atingirem o sul de Goiás e o Distrito Federal. Para esta quarta-feira, a mínima prevista é de 15°C e máxima de 28°C, com umidade relativa entre 25% e 70%. Há alerta de perigo potencial para baixa umidade no Distrito Federal, válido das 10h30 às 22h.
O Inmet orienta a população a reforçar a hidratação, evitar atividades físicas nos horários mais quentes e reduzir a exposição ao sol, recomendando umidificar ambientes sempre que possível. Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal pelo 193.
Segundo o meteorologista Olívio Bahia, o fenômeno El Niño contribuiu para o atraso do início da estação seca, que tradicionalmente começa em maio, mas começou apenas em julho neste ano. O Inmet aponta que o comportamento atípico do clima pode atrasar o período chuvoso, com impacto nos reservatórios e aumento do risco de queimadas no Distrito Federal.





