Por Sandro Gianelli
Quando o cidadão tem consciência do que um representante de sua região pode fazer, ele não desperdiça seu voto, não vota em branco, nulo ou deixa de votar, e também não vota em candidato que não mora na região.
Tendo candidatos regionais eleitos, os interesses da população serão defendidos com mais firmeza, diferente dos candidatos de fora, que geralmente aparecem na cidade somente em período de campanha eleitoral e que priorizam outros interesses.
A falta de campanhas educativas visando a conscientização do eleitor por parte dos candidatos, partidos políticos e principalmente da sociedade organizada, é sem duvida, um dos principais motivos que fazem o eleitor votar sem se preocupar com a residência de seu candidato.
A vantagem em votar em candidatos que vivam na região, ocorre pelo conhecimento deles em relação às necessidades locais. E por conhecerem as dificuldades e reivindicações, eles acabam sendo os porta-vozes para fazer a defesa e buscar recursos para essas necessidades.
Antes de definir o voto, o eleitor deveria buscar os candidatos que residam na sua região, em seguida conhecer suas propostas e por fim buscar o que tenha alguma afinidade. Ao ter acesso aos candidatos da cidade, os eleitores tem a oportunidade de cobrá-los, e no próximo pleito, o candidato só será reeleito, se tiver feito um bom trabalho para a região.
* A Coluna é escrita por Sandro Gianelli e publicada de segunda a sexta no Portal Conectado ao Poder, no Jornal Alô Brasília e no Portal Alô Brasília