Da redação
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o governo ucraniano transmitiu “suas propostas ao lado americano” em relação ao conflito com a Rússia. O líder destacou que os Estados Unidos podem fortalecer a defesa da Ucrânia, sobretudo na área de defesa aérea, e pressionar Moscou para o fim da guerra.
Zelensky relatou ataques russos no território ucraniano, incluindo o uso de mísseis balísticos de origem norte-coreana, mísseis Zircon e bombas aéreas guiadas contra a cidade de Zaporizhzhia. Segundo o presidente, “foi um ataque brutal”, resultando em seis mortos e dezenove feridos até o momento.
Na capital Kiev, o presidente declarou que um ataque com mísseis danificou um hospital de doenças infecciosas e comércios. Zelensky também informou sobre ataques com drones “praticamente todos os dias” em comunidades na linha de frente, além de ataques a subestações em Kherson e Kharkiv, que causaram cortes de energia. Foram utilizados mais de 120 drones, a maioria do modelo Shahed, de acordo com ele.
Zelensky afirmou ainda que a ampliação da produção de mísseis balísticos pela Rússia, a importação de equipamentos militares norte-coreanos e preparativos para mobilização indicam uma escalada do conflito, e não a busca pela paz. O presidente defendeu novas sanções contra empresas que financiam a guerra russa e mais apoio internacional à defesa aérea ucraniana.





