Início Política Janja articula campanha internacional contra feminicídio e regulação de redes sociais

Janja articula campanha internacional contra feminicídio e regulação de redes sociais


Da redação

A primeira-dama Janja da Silva quer liderar duas articulações internacionais com lideranças femininas. A primeira é um movimento contra o feminicídio, no qual busca o apoio da presidente do México, Claudia Sheinbaum. A segunda foca em riscos das redes sociais para crianças e adolescentes, com possível parceria com Brigitte Macron, mulher do presidente da França, Emmanuel Macron.

Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, a articulação internacional contra o feminicídio foi tema de conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Claudia Sheinbaum. A proposta, conforme o governo brasileiro, foi bem recebida pela líder mexicana. O objetivo da campanha internacional é engajar mulheres de destaque político para conscientização sobre o tema.

Janja já atua internamente na agenda do enfrentamento ao feminicídio, com o programa Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. No ano passado, participou do evento Levante Mulheres Vivas, no qual defendeu alterações no Código Penal para evitar que agressores sejam soltos rapidamente após crimes graves contra mulheres.

Em relação à proteção de crianças e adolescentes, Janja discute com Brigitte Macron medidas para ampliar o controle das plataformas digitais e responsabilização por danos. Recentemente, solicitou o bloqueio imediato do Discord no Brasil após um caso de suicídio envolvendo adolescente durante transmissão ao vivo. A Agência Nacional de Proteção de Dados determinou a suspensão das lives do Discord no país, mas a plataforma afirmou não conseguir atender ao prazo estabelecido.