Da redação
Aliados de Luiz Inácio Lula da Silva demonstram cautela diante de dois temas que, segundo parlamentares do Partido dos Trabalhadores, impactam a imagem do governo: segurança pública e o escândalo envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social. Eles avaliam que a situação fragiliza o otimismo dentro do grupo.
Ainda conforme integrantes do PT, a segurança pública representa um desafio para a campanha da legenda. Após a ida de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Justiça e Segurança Pública teria perdido força. Deputados reconhecem que apostar todas as fichas na Proposta de Emenda à Constituição da Segurança, agora destravada no Senado, não se mostrou a melhor estratégia.
De acordo com a avaliação feita dentro do partido, o escândalo do INSS virou tema central da oposição, especialmente na campanha de Flávio Bolsonaro. Segundo esses parlamentares, o chamado caso Lulinha já estava considerado nos cálculos políticos, mas o episódio envolvendo Marcola, ex-chefe de gabinete do presidente, alterou esse cenário.
Um auxiliar do governo resumiu a situação: “Qualquer que seja a explicação que tenhamos que dar nesses dois assuntos, é ruim”. A Proposta de Emenda à Constituição da Segurança é vista como tentativa de resposta diante das pressões. O debate em torno do Ministério da Justiça se intensificou após a mudança no comando da pasta.






