Início Mundo Xi Jinping defende independência da América Latina em reunião com Noboa na...

Xi Jinping defende independência da América Latina em reunião com Noboa na China


Da redação

O presidente da China, Xi Jinping, defendeu a “independência e autossuficiência” dos países latino-americanos durante reunião com o presidente do Equador, Daniel Noboa, em Pequim, segundo meios de comunicação estatais chineses. Xi também afirmou que a cooperação externa deve ocorrer conforme os interesses nacionais de cada país.

No encontro realizado no Grande Salão do Povo, Xi declarou que não se deve “minar o status da América Latina e do Caribe como uma zona de paz, nem interromper o caminho de desenvolvimento e revitalização dos países da região”, conforme a agência oficial de notícias Xinhua. “Não se deve interferir em seu direito de escolher parceiros de maneira independente”, acrescentou o líder chinês. Xi incentivou ainda a consolidação da confiança política entre China e Equador, sugerindo ampliar a cooperação em energia, mineração, infraestrutura e finanças.

A visita de Noboa à China tem foco comercial, mas ocorre em um contexto em que o presidente equatoriano é considerado um aliado político dos Estados Unidos na América Latina, segundo informações dos veículos estatais chineses. O Equador busca fortalecer relações econômicas com a China apesar de sua proximidade com Washington.

A Câmara Nacional de Aquicultura do Equador informou que a China restabeleceu a licença de exportação de oito processadoras equatorianas de camarão. Essas empresas haviam perdido a autorização sanitária para vender ao mercado chinês em 2025 e 2026. O camarão é o segundo principal produto de exportação do Equador, atrás apenas do petróleo, tendo a China como um dos maiores parceiros comerciais.