Da redação
A Justiça Eleitoral recebeu 1.103 denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral nos primeiros dias da campanha, conforme dados do aplicativo Pardal. São Paulo concentrou 193 registros, seguido de Pernambuco (106), Paraná (102), Rio Grande do Sul (95) e Minas Gerais (89).
Segundo informações oficiais, as denúncias envolvem propaganda proibida em bens públicos, veiculação antes do prazo permitido, promoção de showmícios com artistas e a divulgação de notícias falsas na internet. A Justiça Eleitoral declara que mantém o nome dos denunciantes em sigilo.
De acordo com a Justiça Eleitoral, as denúncias recebidas são encaminhadas ao Ministério Público e aos juízes eleitorais. O aplicativo Pardal está disponível gratuitamente nas lojas virtuais, exigindo login pelo e-Título ou pela plataforma Gov.br.
A campanha eleitoral teve início no último domingo (16). Carreatas, passeatas e panfletagem podem ocorrer das 8h às 22h, observando distância mínima de 200 metros de sedes de poderes, quartéis, hospitais, escolas e igrejas. O primeiro turno das eleições está previsto para 4 de outubro.





