Da redação
O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou nas redes sociais uma montagem com ex-presidentes e líderes de esquerda da América Latina e Europa, incluindo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chamando-os de “trem-fantasma”. A imagem traz Lula, Dilma Rousseff (PT) e outros dirigentes, acompanhada da expressão “socialismo empobrecedor do século 21”.
Na postagem, Milei comentou: “Literalmente, o trem-fantasma. Se você entrar no túnel, não imagina o susto que sua carteira vai levar… isso se conseguir sair vivo dessa experiência…”. Outras figuras políticas presentes na montagem são Hugo Chávez, Nicolás Maduro, Néstor Kirchner, Cristina Kirchner, Rafael Correa, Evo Morales, José Mujica, Manuel Zelaya e Andrés Manuel López Obrador.
Segundo a legenda original, após a queda do Muro de Berlim, o ocidente teria a oportunidade de “retornar ao caminho da liberdade e prosperidade”, mas os retratados na imagem teriam levado a região de volta à “Idade da Pedra”. A publicação ocorre durante o agravamento da crise nas relações entre Brasil e Argentina, marcada por trocas públicas de críticas entre Milei e Lula.
A tensão aumentou após Milei participar de um evento do Partido Liberal em São Paulo, onde fez críticas a Lula, utilizando termos como “ladrão”, “presidiário” e “lixo socialista”. Em resposta, de acordo com informações, o Itamaraty convocou embaixadores e decidiu rebaixar o nível das relações diplomáticas, medida criticada por Buenos Aires, que atribuiu a decisão a questões ideológicas.





