Da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, que não conhece a empresária Roberta Luchsinger. Em resposta, opositores como o senador Flávio Bolsonaro (PL) publicaram fotos dos dois para sugerir proximidade e questionar a declaração do presidente. A campanha de Lula afirmou que ele, por ser figura pública, é frequentemente abordado para registros fotográficos, e declarou que as imagens não caracterizam relação pessoal, profissional ou política.
Em nota, a equipe do petista reforçou que “Lula não mantém qualquer relação com Roberta Luchsinger e nunca teve interlocução com ela”. Segundo um interlocutor ouvido pela coluna de Mônica Bergamo, fotos publicadas nas redes sociais da lobista foram mostradas ao presidente, que teria respondido: “Não sei quem é”. Aliados de Lula avaliam que a fala criou desgaste, mas reiteram que ele não teria mentido, pois não foi apresentado ou manteve contato com a empresária.
O episódio remete ao caso envolvendo Flávio Bolsonaro, quando vieram a público imagens do senador ao lado de Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como Sicário e apontado pela Polícia Federal como chefe de uma milícia ligada ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master. Na ocasião, Flávio alegou não conhecer Sicário e afirmou, em vídeo, que atende a pedidos de fotos de desconhecidos diariamente. Conforme a assessoria do senador, é “irresponsável” atribuir significado de relação pessoal à imagem cuja autenticidade foi afirmada pelo site ICL Notícias após análise em cinco ferramentas de verificação.
Segundo a Polícia Federal, Sicário era operador do grupo A Turma e planejava, entre outras ações, intimidar desafetos do ex-banqueiro, tendo sido preso na Operação Compliance Zero e falecido dois dias após sua detenção. Roberta Luchsinger é amiga de Fábio Luís, filho de Lula, ambos suspeitos de tentar favorecer a empresa World Cannabis em contratos do Ministério da Saúde, e também teria financiado despesas de Marco Aurélio Santana Ribeiro, ex-assessor do presidente, sob justificativa de empréstimo conforme sua defesa.



