Da redação do Conectado ao Poder
Rafael Moreira da Cruz recebe sentença por matar Liliane Cristina de Carvalho em frente aos filhos no Distrito Federal
O Tribunal do Júri de Ceilândia condenou Rafael Moreira da Cruz a 48 anos e nove meses de prisão pelo feminicídio de Liliane Cristina Silva de Carvalho. O crime ocorreu no dia 19 de maio de 2025, quando Cruz desferiu 15 facadas na vítima diante dos filhos, em Ceilândia (DF). Conforme sentença, o réu também foi obrigado a indenizar cada um dos filhos de Liliane em R$ 100 mil por danos morais.
De acordo com a decisão judicial, o magistrado destacou a premeditação e o sentimento de posse demonstrados por Cruz em relação à vítima. O juiz ressaltou ainda “frieza” e “insensibilidade exacerbada” por parte do acusado, mencionando que após o crime o réu foi a uma padaria, comprou uma garrafa d’água e só então se apresentou em delegacia.
O juiz assinalou a grande vulnerabilidade dos filhos, que presenciaram o assassinato e, segundo a decisão, desenvolveram dificuldades nos estudos. As crianças estão sob acompanhamento psicológico, e o magistrado frisou que “o que foi presenciado não foi uma violência de um estranho contra sua mãe, mas um ataque do próprio genitor”.
Segundo a sentença, os golpes foram direcionados ao pescoço, tórax e cabeça da vítima e a violência foi considerada intensa, com “dolo intenso” e “intenção de execução”. Após o crime, Cruz se entregou à 23ª Delegacia de Polícia. Uma das crianças, de aproximadamente oito anos, também foi agredida, mas sem gravidade.




