Início Política Zema afirma que vitória de Lula pode resultar em quatro indicações ao...

Zema afirma que vitória de Lula pode resultar em quatro indicações ao STF


Da redação

O candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) afirmou que, caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições, há risco de o petista indicar “mais quatro Flávio Dinos” para o Supremo Tribunal Federal. A declaração foi feita durante um debate promovido pelo Flow.

Durante o evento, Zema atribuiu ao ex-presidente a responsabilidade por decisões atuais da Corte. “Tudo que está acontecendo hoje foi o Lula que plantou, tem de ficar muito claro, e nós estamos correndo o risco de ele ganhar e indicar mais quatro Flávio Dinos para lá. Será que o Brasil dá conta disso? Não dá conta, não”, disse.

Zema defendeu mudanças no processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ele afirmou que, se for eleito, abriria mão da liberdade total para indicar nomes à Corte. Segundo o candidato, o presidente deveria receber uma lista com opções previamente selecionadas e consideradas qualificadas.

O candidato criticou também os ministros Flávio Dino e Dias Toffoli, associando-os ao atual funcionamento do Supremo. Em resposta, Ronaldo Caiado (PSD) declarou que não abriria mão da prerrogativa presidencial na indicação dos ministros, defendendo apenas uma avaliação prévia dos nomes sugeridos.