Início Mundo Autoridades de EUA e Irã discutem conflito no Oriente Médio em reunião...

Autoridades de EUA e Irã discutem conflito no Oriente Médio em reunião na ONU


Da redação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que representantes iranianos e americanos mantiveram uma reunião paralela à Assembleia Geral da ONU em Nova York. Segundo Trump, o encontro durou três horas e foi “muito bom”, com expectativa de novo diálogo em breve.

O anúncio do reinício das conversas com Teerã ocorreu em entrevista coletiva ao lado do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. O emissário americano Steve Witkoff declarou: “Eu me sinto muito bem” em relação às negociações e participou do encontro, assim como Jared Kushner.

Conforme veículos de imprensa iranianos, a reunião envolveu o chanceler do Irã, Abbas Araghchi, e o enviado dos Estados Unidos, Steve Witkoff. Durante o diálogo, autoridades iranianas apresentaram condições para a reabertura do Estreito de Ormuz aos americanos.

Segundo a agência estatal Irib, Abbas Araghchi exigiu “a suspensão imediata do boqueio naval (dos Estados Unidos a portos iranianos), o pronto pagamento de todos os ativos iranianos que estão congelados e o fim da guerra em todas as frentes de resistência”. Antes do encontro, Trump afirmou na ONU que optaria por uma solução diplomática após as eleições legislativas americanas.