Da redação do Conectado ao Poder
Indicador do DF supera média nacional apesar da leve retração registrada em setembro
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) no Distrito Federal, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, registrou 107,0 pontos em setembro de 2026, queda de 2% em relação a agosto. Apesar do recuo, o indicador apresentou alta de 7,2% frente ao mesmo período de 2025 e permanece acima da média nacional, que foi de 100,2 pontos.
Segundo a Fecomércio-DF, a confiança do empresariado brasiliense se manteve mais elevada que a média nacional, com diferença de 6,8 pontos. No Brasil, o índice teve retração mensal de 1,3%, mas cresceu 1,7% ante setembro do ano anterior. O patamar local segue situado acima da linha que separa pessimismo e otimismo.
Os componentes do ICEC indicam que as condições atuais do empresário no Distrito Federal avançaram 1,1% no mês, atingindo 78,5 pontos, acima dos 72,7 pontos do consolidado brasileiro. O indicador de expectativas caiu 5,3%, mas registrou 130,2 pontos no DF, diante de 126,0 no País. O índice de investimento somou 112,3 pontos localmente.
Na análise por ramo, os maiores níveis de confiança no DF foram registrados no comércio de bens semiduráveis, com 119,8 pontos, e de não duráveis, com 107,5 pontos. O segmento de bens duráveis ficou abaixo da linha de otimismo, com 98,2 pontos no DF e 96,9 pontos no Brasil. Para José Aparecido Freire, presidente do Sistema Fecomércio-DF, “o empresário do Distrito Federal continua mantendo o otimismo e a disposição para investir e contratar acima da média do País”.



