Início Variedades Blogueiros de política de Brasília se mobilizam para eleição da ABBP

Blogueiros de política de Brasília se mobilizam para eleição da ABBP

Associação de blogueiros em reunião

Correndo para o seu quinto ano de existência, a Associação Brasiliense de Blogueiros de Política de Brasília e do Entorno – ABBP, realiza no próximo mês a eleição para a sua nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Também elegerá pela primeira vez o presidente do Conselho de Fundadores. O jornalista Toni Duarte, editor do Radar-DF, será aclamado como presidente pelos associados para comandar a ABBP nos próximos dois anos

A eleição da Associação Brasiliense de Blogueiros de Politica (ABBP) para a diretoria do próximo biênio terá chapa única. Na última sexta-feira (18), jornalistas blogueiros se reuniram para montar a “Chapa Professor Chico” que será apresentada na assembleia geral convocada para este sábado (26).

Na ordem do dia também está a criação da comissão eleitoral e inscrição da chapa. Na ocasião será discutido com os associados um plano de trabalho que será colocado em prática pela próxima diretoria executiva.

Os sócios podem apresentar sugestões para melhorar o conjunto de propostas. A eleição ocorrerá no dia 02 de fevereiro e a posse no dia 15. Somente associados com suas obrigações financeiras em dia terão direito a voto.

O nome da chapa é uma homenagem dos blogueiros ao professor de jornalismo e cientista político Francisco de Paula Lima Filho, um dos fundadores da organização que veio a falecer no exercício do seu mandato.

Para o atual presidente da ABBP, jornalista e blogueiro Sandro Gianelli, a realização da eleição com chapa única, embora seja permitido o instituto da reeleição, é uma demonstração de unidade entre os associados como forma de permitir, nos primeiros dez anos, a consolidação do processo de maturação da Entidade.

O Jornalista e blogueiro Toni Duarte é um dos fundadores da entidade e é o atual secretário-geral da ABBP. O nome foi escolhido por consenso da maioria dos sócios.

Para Toni Duarte, a próxima gestão terá um grande desafio de fortalecer institucionalmente a associação, valorizar seus associados, estabelecendo parcerias e qualificar os blogueiros em relação a cobertura e prática jornalística do ponto de vista ético.

Ele disse que o surgimento da ABBP, criada a quatro anos, fez com que a blogosfera política brasiliense se fortalecesse e que os blog’s jornalísticos foram elementos influenciadores nas eleições de 2018 capazes de chamar atenção do mundo político local que antes focava apenas a chamada mídia tradicional.

“Hoje, as novas mídias têm sido uma crescente fonte de informação que gera atenção no meio virtual e acaba pautando os meios de comunicação tradicional. Por isso os blogues de política de Brasília se tornaram importante ferramentas de comunicação que começam a ocupar um espaço que era apenas permitido a velha e manjada imprensa.”, afirmou o jornalista.

Ele disse ainda que a ABBP surgiu para fortalecer a credibilidade da blogosfera política brasiliense; fazer com que os blogueiros tenham um olhar mais apurado de tudo que noticiam e de combate as ‘fake news’.

Chapa Professor Chico

Chapa Professor Chico:

Presidente: Toni Duarte – Radar DF
Vice-presidente: Ricardo Callado – Blog do Callado
Secretário-Geral: Poliglota – Blog do Poliglota
Tesoureiro: Aderivaldo Cardoso – Blog Policiamento Inteligente
Relações Públicas: Ana Paula – Programa Mulheres Reais
Relações Institucionais: Hamilton Silva – Blog do Hamilton Silva
Comunicação: José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense

Conselho Fiscal:
Presidente: Rodrigo Mercucio
Conselheiro: Ricardo Lima – Bombeiros DF
Conselheiro: Idovan Araújo – Rádio Federal
Suplente: Claudio Ulhoa – Blog do Ulhoa
Suplente: Sérgio Loros – Informando e Detonando

Conselho Consultivo/Ética
Presidente: Josiel – Tudo Ok Notícias
Conselheiro: Paulo Melo – Blog do Paulo Melo
Conselheiro: Guilherme Pontes – Blog do Guilherme Pontes

Conselho de Fundadores:
Presidente: Fred Lima
Conselheiro: Toni Duarte
Conselheiro: Sandro Gianelli
Conselheira: Ana Paula
Conselheiro: Marc Arnoldi
Conselheiro: Guilherme Pontes
Conselheiro: Rodrigo Mercucio
Conselheiro: Artur Benevides
Conselheiro: Idovan Araújo
Conselheiro: Danúbio Martins

Fonte: Radar DF