Da redação
Cerca de 86% das notas fiscais emitidas pelas empresas obrigadas a destacar a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) nos últimos 30 dias já cumprem essa exigência, segundo a Receita Federal. No período, 3,7 bilhões de documentos trouxeram a informação sobre o tributo, enquanto 600 milhões foram emitidos sem esse destaque.
De acordo com o painel de Registro de Operações de Consumo (ROC), esse percentual equivale a quase nove em cada dez notas fiscais desse grupo, que estão sendo preenchidas conforme a nova determinação criada pela reforma tributária. O levantamento também mostra que, entre as 1.275.356 empresas obrigadas analisadas, 489.326 já destacam a CBS em todas as notas e 365.826 em parte dos documentos. Cerca de 67% das empresas emissores destacaram a CBS em todas ou em parte das notas.
A adaptação varia conforme o tipo de nota fiscal. O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) registra 87% de emissores destacando a CBS; a Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação (NFCom), 82%; a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), usada no varejo, 81%; e a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), utilizada por indústrias e atacadistas, tem 78% de adesão, conforme os dados da Receita Federal.
A CBS integra o novo sistema de tributação sobre o consumo e substitui gradualmente impostos anteriores, junto com o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O cronograma prevê a adaptação das regras em 2026, início da cobrança integral da CBS em 2027, transição do ICMS e ISS entre 2029 e 2032, e implementação integral do IBS em 2033, segundo a Constituição.




