Da redação
Lideranças partidárias discutem mudar o sistema eleitoral brasileiro e acelerar a aprovação do voto distrital misto, segundo integrantes do Centrão. A proposta ganhou força após deputados eleitos com forte atuação em redes sociais, conhecidos como “bancada TikTok”, receberem grande votação em diversos estados.
De acordo com dirigentes de partidos do Centrão, o crescimento deste grupo de jovens de diferentes espectros políticos incomodou os quadros tradicionais, principalmente porque candidatos dessa nova geração conseguiram votos até maiores que senadores e governadores, proporcionalmente ao eleitorado de cada estado. O fenômeno provocou, nos bastidores, críticas de presidentes partidários, que afirmam que o surgimento dos chamados parlamentares influencers “empobrece a política”.
Logo após o primeiro turno, caciques de partidos intensificaram conversas para aprovar mudanças no sistema eleitoral ainda neste ano, após o segundo turno. Uma minuta de projeto sobre o voto distrital misto já circula entre as principais lideranças, e a estratégia é colocar o texto em votação rapidamente, conforme relatos de parlamentares.
O voto distrital misto, modelo defendido há anos por setores do Congresso, combina a eleição de parte dos representantes por distrito geográfico e o preenchimento de outras vagas por listas partidárias. Hugo Motta, presidente da Câmara, e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, já se manifestaram favoravelmente à proposta.




