Da redação
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou variação de 0,3% em agosto de 2026 em relação a julho, segundo o Banco Central. Na comparação com agosto de 2025, o indicador apresentou crescimento de 1,2%. Nos 12 meses anteriores, a alta acumulada foi de 1,6%.
O resultado do mês foi composto por retração de 1,8% da agropecuária, avanço de 0,9% da indústria e alta de 0,2% nos serviços. Os impostos sobre produtos subiram 0,1% no período. Excluindo o desempenho da agropecuária, o IBC-Br também cresceu 0,3% em agosto.
Na comparação anual, a agropecuária teve alta de 5,8%, os serviços avançaram 1,3%, a indústria cresceu 0,4% e os impostos aumentaram 0,3%, ainda conforme o Banco Central. O IBC-Br sem a agropecuária apresentou elevação de 0,9% frente ao mesmo mês de 2025.
No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o indicador apresentou crescimento de 1,6%. O mesmo percentual de expansão foi registrado nos doze meses anteriores. No trimestre encerrado em agosto, em relação ao trimestre finalizado em maio, houve variação negativa de 0,6%.
O IBC-Br é elaborado para monitorar a evolução da atividade econômica nacional. O índice utiliza informações da indústria, serviços, agropecuária e impostos sobre produtos, sendo considerado um indicador complementar ao Produto Interno Bruto (PIB) e divulgado com maior frequência.




