Da redação
Os israelenses votarão na próxima semana em eleições consideradas um referendo sobre o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e capazes de indicar se Israel seguirá rumo ao nacionalismo de extrema direita. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou apoio total ao premiê, relata a agência France-Presse.
O trauma de 7 de outubro de 2023 permanece presente. Rivais acusam Netanyahu de ignorar alertas dos serviços de segurança e de outros países; ele nega e responsabiliza comandantes militares. O premiê enfrenta ordem de detenção do Tribunal Penal Internacional.
O rival mais bem colocado nas pesquisas é Gadi Eisenkot, ex-comandante militar que critica Netanyahu por não impedir o ataque. “pode ter um inglês perfeito, mas mesmo com inglês perfeito ele nos trouxe o 7 de outubro”, declarou Eisenkot.
As pesquisas apontam disputa acirrada; se o resultado for apertado, a formação do governo poderá levar semanas ou meses. Desde o início da guerra, a economia israelense cresceu, impulsionada pelos setores de tecnologia e defesa, enquanto aliados de extrema direita de Netanyahu ganharam força.




