Início Mundo Cerca de 20 países discutem cessar-fogo no Sudão em Genebra

Cerca de 20 países discutem cessar-fogo no Sudão em Genebra


Da redação

A ONU informa que cerca de 20 países se reúnem em Genebra para discutir a interrupção das hostilidades, o alívio da crise humanitária e uma transição para uma governança pacífica e representativa no Sudão, onde ataques com drones se intensificam.

Pekka Haavisto, enviado pessoal do secretário-geral para o Sudão, disse que a sessão inicial sobre desescalada pode abrir caminhos para a paz. Pediu medidas de confiança e condições para um cessar-fogo abrangente.

Haavisto espera que os delegados considerem uma transição política liderada pelos sudaneses. Drones teriam matado ao menos 12 crianças em dois incidentes nos estados de Cordofão Ocidental e Cartum; algumas tinham apenas dois anos. A central elétrica de Tendalti, no Nilo Branco, também foi atingida.

O conflito no Sudão começou em abril de 2023. O Ocha estima que 34 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária; oito milhões de crianças estão fora da escola. O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) e o Unicef pedem proteção a civis e infraestruturas.