Da redação
Osnei Okumoto, presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, destacou, em entrevista ao Tudo Ok Notícias, a importância da doação regular de sangue para manter os estoques da rede pública de saúde do Distrito Federal. O Dia Nacional do Doador Voluntário é celebrado em 25 de novembro.
Além da coleta, a instituição atende 17 hospitais públicos do Distrito Federal e 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), mantém estoques centralizados e abastece unidades transfusionais. A distribuição considera o porte hospitalar, o número de pacientes e os procedimentos; o sangue é usado em cirurgias, emergências e tratamentos.
Férias, festas de fim de ano e doenças sazonais, como dengue, chikungunya, zika, gripe e resfriados, podem reduzir as doações. O tipo O negativo requer atenção especial por ser usado em certas emergências antes dos testes de compatibilidade; AB negativo está entre os menos frequentes.
O Junho Vermelho, instituído pela Lei nº 15.491/2026, incentiva a doação. A instituição também cadastra doadores de medula óssea em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e acompanha cerca de 1.030 pacientes com hemofilia no Distrito Federal.



