Início Política Toffoli defende regras contra uso de canais e propaganda como ringue

Toffoli defende regras contra uso de canais e propaganda como ringue


Da redação

O ministro Dias Toffoli, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu neste sábado (24), em Brasília, às vésperas do segundo turno, regras para evitar que campanhas transformem a propaganda política em “ringue” e para que a política “volte a discutir política”.

Na palestra a representantes de cerca de 45 países, Toffoli não detalhou medidas, mas pediu parâmetros contra o uso indevido de tecnologia e distinguiu propaganda legítima de “interferências escuras” por impulsionamento ou robótica. Defendeu que a propaganda em rádio e TV apresente proposições, não ofensas.

Kassio Nunes Marques, presidente da corte, suspendeu “Exército de Lula”, canal de WhatsApp administrado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG), alvo de ações da campanha de Flávio Bolsonaro (PL). O corregedor-geral Ricardo Villas Bôas Cueva negara o pedido na véspera; a decisão foi revista.

Toffoli elogiou Marques pela articulação de planos de conformidade com plataformas e defendeu ampliar a participação feminina, manter a cota de 30% para candidaturas femininas e reservar vagas no Congresso. Na abertura, Marques disse que relatórios preliminares de observadores não apontaram irregularidades no primeiro turno.