Da redação
A Folha de S.Paulo noticiou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), planeja articular indulto humanitário ou anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão, em busca de apoio bolsonarista à reeleição.
Bolsonaro está em prisão domiciliar. Alcolumbre disse a aliados que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário político do ex-presidente, em nome da pacificação do país. Se Lula não concordar, o senador poderá trabalhar pela aprovação da anistia no Congresso.
A articulação também prevê buscar compromisso da direita com uma reforma do Poder Judiciário e o abandono da pressão pelo impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. Alcolumbre avalia que a pauta perdeu força após a derrota de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa presidencial.
Entre os possíveis adversários estão a senadora Tereza Cristina, apesar do apoio do PP a Alcolumbre, e o senador Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha de Flávio. Em publicação nas redes, Cristina disse que o voto é “livre, soberano e secreto”.



