Início Mundo Bloco de Netanyahu soma mais cadeiras, mas não alcança maioria em Israel

Bloco de Netanyahu soma mais cadeiras, mas não alcança maioria em Israel


Da redação

Dois dias após a votação, a Comissão Eleitoral Central de Israel encerrou a apuração. O Likud, do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, obteve 27 cadeiras; o Yashar, principal partido opositor liderado por Gadi Eisenkot, teve 21 no Knesset. Os blocos somam 53 e 48 das 120 vagas.

Nenhum bloco alcançou os 61 deputados necessários à maioria absoluta; 19 cadeiras ficaram com Ra’am e Lista Conjunta, legendas árabes que podem definir a formação do governo. As negociações podem se estender por meses e, sem acordo, levar a novas eleições.

Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional, pediu ao Shin Bet a prisão de dirigentes árabes após denúncias da extrema direita de financiamento ilegal sem provas. Qatar chamou-as de “tão ridículas quanto perigosas”. O presidente Isaac Herzog defendeu investigação se houver provas e advertiu contra estigmatização.

A votação foi a primeira desde os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023 e as guerras em Gaza, no Líbano e no Irã. A participação foi de 77,7%, a maior desde 1999; a divulgação oficial dos resultados ainda está pendente.