Início Mundo Estudantes e trabalhadores protestam na Itália por escolas e custo de vida

Estudantes e trabalhadores protestam na Itália por escolas e custo de vida

Estudantes e trabalhadores protestam na Itália por escolas e custo de vida

Da redação

Centenas de milhares de estudantes e trabalhadores foram às ruas da Itália nesta sexta-feira (30), em protestos por mais verbas para escolas e medidas contra o custo de vida. Uma greve geral convocada pelo sindicato USB teve adesão de milhares de trabalhadores.

Os protestos ocorreram em dezenas de cidades, como Bolonha, Gênova, Nápoles e Turim. A estimativa foi de 1 milhão a 1,5 milhão de participantes, sem números oficiais. Predominantemente pacíficos, os atos seguiram mobilizações estudantis na França e Espanha, com ocupações de centros de ensino.

Em Roma, milhares seguiram da estação Termini ao Coliseu. A universitária Beatrice Chilelli disse que estudantes haviam “chegado ao limite” e citou quarto individual por até 1.200 euros mensais, ou 7.190 reais. Manifestantes gritavam: “Precisamos de mais moradia, e não de mais bombas”.

Após confrontos em 17 e 18 de outubro, o governo endureceu leis sobre protestos e flexibilizou a detenção de menores. Auxílio de 175,2 milhões de euros contemplou caminhoneiros, agricultores e pescadores afetados pela alta dos combustíveis; o orçamento de 2027 prevê medidas para jovens e famílias.