Da redação
A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) aprovou nesta sexta-feira (6) o ingresso da sigla em uma federação com Solidariedade, Partido Renovação Democrática (PRD) e Avante. A decisão foi divulgada pelo partido em publicação no Instagram.
A Executiva também se manifestou a favor da inclusão do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na aliança. A proposta ainda precisa de referendo do Diretório Nacional e de aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Criadas pela reforma eleitoral de 2021, as federações fazem com que os partidos integrantes atuem como uma única agremiação em todo o país. Depois de formada, a aliança deve permanecer em vigor por pelo menos quatro anos.
Solidariedade e PRD já integram a federação Renovação Solidária, aprovada pelo TSE em 4 de dezembro de 2025. O PDT, o Avante e a aliança entre PRD e Solidariedade não alcançaram, nas eleições de 2026, a votação ou representação mínima na Câmara exigida para acesso ao fundo partidário e à propaganda gratuita.
O PDT é presidido pelo ex-ministro da Previdência Social Carlos Lupi. A sigla elegeu seis deputados federais em 2026, três a menos que a bancada atual, e terá um senador: a senadora Marília Arraes (PE), que entra no lugar do senador Weverton Rocha (MA).




