Entrevista | “Perdi para mim”, conclui Eliana Pedrosa em relação à eleição de 2018

Por Sandro Gianelli

“O povo acertou, porque quem estava ali no momento não era a Eliana, era outra pessoa e o povo tem a qualidade excepcional de perceber as coisas muito antes que qualquer um de nós”, disse Eliana Pedrosa

“O povo acertou, porque quem estava ali no momento não era a Eliana, era outra pessoa e o povo tem a qualidade excepcional de perceber as coisas muito antes que qualquer um de nós”, disse Eliana Pedrosa

O ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, concedeu entrevista para o programa Conectado ao Poder, da rádio Metrópoles (104,1 FM). Confira o bate-papo na íntegra.

Conectado ao Poder — Existe um descredito por parte do eleitor na capacidade da mulher de governar?

Eliana Pedrosa — Nós temos que entender o contexto histórico, nós viemos de um contexto extremamente machista e isso não muda da noite para o dia. A dificuldade da mulher na política é essa, porque os partidos ainda são dominados predominantemente por homens e a maioria dos parlamentares ainda são homens, e naturalmente não que eles nos excluam, porque a afinidade está sendo muito mais fácil de sair para tomarem um chopp, para conversar e tratar de assuntos que os homens gostam, do que chamar a mulher para participar da conversa. Então tem essa dificuldade de sermos a minoria (na política), e obviamente as mudanças que acontecem paulatinamente e por isso que precisa de ações positivas como essa agora que foi aprovada recentemente da cota de 30% das verbas serem destinadas para as campanhas femininas. E é muito importante essas medidas afirmativas para ver se a mulher consegue ter visibilidade, e ainda quem menos vota em mulheres, são as mulheres, não são os homens que não votam em mulheres.

Conectado ao Poder – O que deu errado nas eleições de 2018? Você vinha liderando e despencou. O que aconteceu? 

Eliana Pedrosa – Acontece que para tudo na vida temos que estar preparados, e na minha reflexão eu não estava preparada para a campanha de governadora.

Conectado ao Poder – Você não estava preparada ou a equipe se perdeu?

Eliana Pedrosa – Não. Eu me debrucei muito sobre um plano de governo, eu tinha muita expectativa que eu pudesse realmente dar uma contribuição para o DF e eu devia isso por tudo que recebi na minha vida, mas não estava preparada para começar uma campanha. E eu tive várias pessoas ao meu redor dizendo para eu fazer isso ou aquilo, vocês vão perceber claramente onde quero chegar e, contrataram gente top, era uma equipe muito boa, pessoas gabaritadas para darem sugestões e etc… E eu dizia: “quero falar isso!” E eles diziam: “Não, é obra!”

Eu não sou uma mulher de obras, sou mulher do social, eu perdi para mim mesma e comecei a ouvir as pessoas que estavam do meu lado, e me perdi. O povo acertou, porque quem estava ali no momento não era a Eliana, era outra pessoa, e o povo tem a qualidade excepcional de perceber as coisas muito antes que qualquer um de nós individualmente possa ter essa sacada, e eu perdi para mim.

Conectado ao Poder – Qual será o seu projeto político eleitoral em relação às eleições de 2022?

Eliana Pedrosa – Ainda é cedo, primeiramente temos que esperar essa reforma política e o que ela vai sinalizar de regra para 2022, isso é importantíssimo para qualquer um de nós e em qualquer cargo. Conhecer as regras do jogo é fundamental. Esse é o grande pontapé inicial por isso que as coisas estão bem mornas, e obviamente a pandemia segurou a todos, mas a questão de uma possível reforma (eleitoral) pode sair ou não. E qualquer um de nós que estamos na política já começamos a fazer movimentos, quem é meu grupo? Quais as pessoas que eu gostaria de caminhar junto e que tenha afinidade e mais confiança nas pessoas? Então começamos a tentar nos organizar. E primeiramente eu com o Alírio (Neto), nós já vínhamos caminhando na campanha de 2018, eu como candidata ao governo e ele como vice, tenho o maior respeito por ele e o maior orgulho de caminhar com ele. O Alírio deu mostras tanto na parte legislativa quanto na parte do executivo, ele foi um grande secretário de justiça, deixou suas marcas, tem um trabalho social muito grande com relação à prevenção de drogas. E eu fiz meu primeiro contato com o Alírio e nos encontramos e falamos que queremos continuar caminhando juntos, depois houve outra iniciativa que foi o Fraga, ele é bem mais conservador do que eu e o Alírio, ele está mais um pouquinho em uma direita mais forte e é uma pessoa de personalidade e de palavra. Na minha experiência política mostra que a questão da palavra é muito frágil dependendo dos ventos que tocam, e o caminho em direção de fazermos essa organização foi buscar pessoas por afinidade e por acreditarmos que a palavra dessas pessoas conta muito.

Conectado ao Poder – O Reguffe está dentro desse grupo?

Eliana Pedrosa – O Reguffe é um grande nome e uma grande possibilidade para Brasília, e podemos até vir a caminhar com ele como a qualquer outro que se disponha ao governo do DF, o que nós estamos procurando agora é nos colocar e falar olha temos aqui uma sinergia. Agora queremos ver depois da regra do jogo colocada, quem vai apresentar um projeto que já conheçamos e seja o melhor para Brasília, é o Reguffe? Estaremos com ele. É o Ibaneis, pode ser até que estejamos com ele, mas queremos ver o projeto, e hoje já temos experiência e bagagem para entender, que não é o discurso que vale, é a prática e não adianta um candidato chegar com a experiência política que nós temos de Câmara Legislativa, de Executivo e de população, povão mesmo e viver o dia a dia, eu tenho família e vivo isso. E a pessoa vir e contar a história da carochinha muito bonita, não vai valer, queremos praticidade, ver na prática e entender o quê que esse projeto tem de bom para Brasília, eu não posso brincar e nem idade para ficar brincando de política eu tenho, tenho filho, netos, bisneto e quero acrescentar. A própria política está exigindo de nós, de se doar mais, estou vendo extremistas predominando e isso é muito ruim, o Brasileiro nunca foi assim, todo mundo é o dono absoluto da verdade.

Conectado ao Poder – A diferença de orçamento nas campanhas de 2018 atrapalharam no resultado da eleição?         

Eliana Pedrosa – Atrapalhou, com certeza. Mas isso não foi o principal, porque eu nem pude disputar com o dinheiro dele, eu não fui eu, se fosse eu e o resultado fosse negativo, eu ia falar: o dinheiro ganhou, mas nem isso eu posso falar.

Conectado ao Poder – Existe algum tipo de conversa para você se filiar no PDT?

Eliana Pedrosa – Existe!

Conectado ao Poder – Você pretende disputar o GDF novamente?

Eliana Pedrosa – Não, eu não penso em GDF.

Conectado ao Poder – Já tem um cargo definido?

Eliana Pedrosa – Não tenho, nem sei se vou disputar as eleições eu quero participar da política, o mais importante do que definir um cargo e se for participar efetivamente da política disputando um cargo ou não, ajudando uma campanha é essa questão que estou falando, porque não pode ser um projeto só meu, tem que ser de todos nós, e o que temos de esperar do próximo governo, é que seja de um só mandato porque o governo fica com mais grau de liberdade de fazer algumas mudanças que são imprescindíveis. Quando repete mandato e eu penso que esse foi o grande erro do Fernando Henrique, e começa a receber tantas pressões que não faz as mudanças necessárias e estamos vivendo no tempo em que nós precisamos dar uma acelerada.

Conectado ao Poder – Na sua opinião, a reeleição é um erro? 

Eliana Pedrosa – Sim, reeleição é um erro!

Conectado ao Poder – Acabar com a reeleição resolve o problema atual dos governos? 

Eliana Pedrosa – Não resolve tudo isso não, você pode ir para a reeleição e ampliar o período do governo e acredito que isso é importante, eu vejo que ainda somos muito personalistas, os políticos especialmente e querem que cada obra tenha o nome deles, e esquecem que o país vai ficando paralisado em relação a isso, vai retardando o desenvolvimento do país e é muito difícil no Brasil se pensar a longo prazo, é uma característica do Brasileiro que não planeja, faz e depois escreve o planejamento depois que já fez e temos que mudar isso. Por isso, em um país tão rico, a gente não tem uma condição para oferecer ao nosso povo uma condição melhor de saúde, de educação, infraestrutura. Você vê a quantidade de locais no Brasil as cidades que não tem esgoto e não preciso ir longe, Brasília não tem em todos os locais e é a capital do Brasil.

Conectado ao Poder – Quero saber se você já pensou em disputar o mesmo cargo que o seu sobrinho (deputado distrital Eduardo Pedrosa)?

Eliana Pedrosa – Tudo é possível, na vida até a decisão final, tudo é possível.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui