PDT lança Leila Barros ao GDF, nem Joe Valle comparece

Por Sandro Gianelli

A senadora Leila Barros (PDT), conhecida como Leila do Vôlei, lançou sua candidatura ao Governo do Distrito Federal (GDF), na tarde dessa segunda-feira (18). O evento contou com a presença do pré-candidato a Presidência, Ciro Gomes (PDT) e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Sem prejuízo

Analistas políticos consultados pela Coluna afirmaram que a candidatura de Leila não tem o viés de realmente disputar o GDF. A ideia do PDT-DF é apenas garantir um palanque para Ciro Gomes, na Capital. Como Leila não tem nada a perder, pois, seu mandato no senado se encerra em janeiro de 2027, caso ela perca a eleição, não ficará sem mandato.

Esvaziamento

O PDT-DF sofreu um processo de esvaziamento no período da Janela Partidária. Os deputados distritais Cláudio Abrantes e Reginaldo Veras e os ex-deputados Wasny de Roure e Eliana Pedrosa deixaram a sigla. Cláudio se filiou ao PSD, Veras e Wasny foram para o PV e Eliana para o União Brasil. O partido dificilmente elegerá deputado federal e é dúvida em relação a nominata de distrital.

Ausência

O ato de lançamento de campanha chamou a atenção pela ausência do ex-deputado distrital e presidente da Câmara Legislativa, Joe Vale (PDT). Nos bastidores é considerado certo a insatisfação de Joe com o lançamento da campanha de Leila. Joe seria um dos nomes para compor chapa, como vice, com o senador Reguffe (União), caso ele concorrerá ao GDF. Oficialmente, Joe não compareceu por problemas de saúde.


Comício digital

Na França, o candidato a presidência, Jean-Luc Mélenchon, apareceu num holograma, simultaneamente, em 12 comícios que eram realizados no mesmo dia e horário, em cidades diferentes. O discurso de Jean-Luc conseguiu atingir mais de 20 mil pessoas. Vai demorar quanto tempo para isso acontecer no Brasil?


Melhorias na educação

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a continuidade da licitação lançada pela Secretaria de Educação do DF (SEE/DF) para aquisição de mobiliário e equipamentos eletrônicos para as escolas públicas do DF. O valor estimado é de R$ 80,2 milhões, a aquisição inclui mesas, gaveteiros, divisórias, armários, balcões e suportes para equipamentos de informática.


Curtas

Vacinados – Mais de 90% da população do DF com idade acima de 12 anos estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Queda nos casos – A queda do número de casos fez com que o Ministério da Saúde decretasse o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19.

Revogado – O governador Ibaneis revogou o decreto que estabelece calamidade pública no DF.

Contagem regressiva – Faltam 164 dias para o primeiro turno das eleições de 2022.


ENTREVISTA

Joaquim Roriz Neto

Pré-candidato a deputado distrital

Como você avalia essa proximidade que seu avô tinha com a população?

O jeito que meu avô, Joaquim Roriz, tratava as pessoas, a forma como ele andava junto com o povo era diferenciado. No discurso de posse dele, no senado, ele disse uma frase que jamais tinha ouvido. “O bom governo não vem de cima para baixo, é junto com as pessoas”.

As lideranças estão deixando de se envolver na política como na época do Roriz. Na sua opinião o que pode ser feito para o ressurgimento dessas lideranças?

Quero trabalhar e bater no peito lutando pelos direitos de todos os Brasilienses. Era isso que meu avô fazia quando era governador e é isso que quero resgatar na política do DF. Se todos os 24 deputados distritais fossem representantes de Brasília e não de uma região administrativa ou segmento específico teríamos condições de ajudar a todos do DF e isso valorizaria aquele representante local. Hoje o representante local é o deputado e quem está ao lado do povo?

A rivalidade entre azuis e vermelhos que eram nítidas nas eleições disputadas entre seu avô e o PT se perpetuava nos governos Roriz?

Quando as eleições passavam, meu avô não deixava o sentimento de disputa eleitoral continuar, não tinha mais esse negócio de azuis contra vermelhos, ele ajudava todo mundo. Ele dizia que “dignidade é para todo mundo”.


Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.

*Sandro Gianelli é consultor em marketing político, jornalista, colunista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli, de segunda a sexta, para o portal Conectado ao Poder e para o Jornal Alô Brasília e apresenta um programa de entrevistas, aos domingos, das 9h às 11h, na rádio Metrópoles – 104,1 FM.