Troca total dos ônibus deve atrasar em quase três meses, diz GDF

onibusA Secretaria de Transportes do Distrito Federal anunciou nesta segunda-feira (30) que os novos ônibus serão totalmente integrados ao sistema até o próximo dia 28 de fevereiro, quase três meses depois da data prometida pelo GDF para a substituição da frota. Inicialmente, a data prevista era 4 de dezembro deste ano.

Segundo o governo, o atraso ocorreu devido a ações na Justiça movidas por empresas que participaram da licitação, mas não venceram a concorrência. Outros fatores que adiaram a mudança dos ônibus foram as férias coletivas das montadoras dos veículos e problemas no processo de recontratação de rodoviários das antigas companhias, de acordo com a secretaria.

O anúncio foi feito pelo chefe da pasta, José Walter Vazquez, durante a apresentação de quatro modelos de veículos que vão operar no DF, entre eles o ônibus que vai fazer parte  do Expresso DF, que vai ligar Gama, Santa Maria e Park Way ao Plano Piloto. O novo veículo é articulado (sanfonado) tem capacidade para transportar até 165 passageiros e possui piso rebaixado.

“A intenção é oferecer mais rapidez no embarque e desembarque de passageiros. Tanto que o usuário não vai pagar a passagem no ônibus. A cobrança vai ocorrer fora do veículo”, afirma Vazquez.

O Expresso DF vai funcionar com cobrança feita nas estações, em um sistema parecido com o que ocorre com o Metrô-DF. Segundo o governo serão construídos também terminais rodoviários no Gama e em Santa Maria e 15 passarelas de pedestres. A obra, orçada em R$ 530 milhões, tem previsão de entrega para até a Copa do Mundo de 2014.

O governo estima que a obra  vai reduzir o tempo de viagem do Gama e de Santa Maria para o Plano Piloto de 90 minutos para 40 minutos.Os ônibus vão circular em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42 quilômetros de corredor.

Na solenidade desta segunda, também foi apresentado o modelo de micro-ônibus que vai substituir as “zebrinhas”. Os 61 novos veículos começam a atender a população já a partir desta segunda-feira, operando nas oito linhas já existentes.

Nesta terça (31) começam a rodar, em fase de testes, 12 ônibus articulados que vão ligar as regiões do Paranoá e Itapoã ao Plano Piloto. A exemplo do Expresso DF, os veículos possuem piso antiderrapante, ar-condicionado, câmeras de segurança, lixeiras, computador de bordo e sistema GPS.

A licitação do transporte público do DF foi concluída no início de junho. Os primeiros veículos começaram a operar no fim do mesmo mês. O processo ocorre em meio a uma série de questionamentos na Justiça. Segundo a Secretaria de Transportes, foram mais de 200 ações movidas pelas empresas que perderam a concorrência.

Ao todo, 2.560 ônibus devem compor o sistema quando a troca da frota for concluída. Segundo o GDF, 1,3 mil novos veículos já estão atendendo a população.

Fonte: Portal G1 / Blog do Sombra

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui