Da redação do Conectado ao Poder
Como diretor-geral, Zélio conseguiu desburocratizar muitos serviços, graças a autonomia dada pelo governador Ibaneis

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) adquiriu uma nova cara a partir da gestão de Zélio Maia como diretor-geral do órgão. O primeiro ponto ressaltado é sobre a regularização de contratos.
“Não tinha controle. Quando eu cheguei lá, tinham oito contratações emergenciais, eu fui embora e não tinha mais nenhuma. Em apenas dois anos, houve uma redução na ordem de R$ 70 milhões, o que significa mais ou menos 20% de tudo que era gasto nos contratos. Buscamos a proteção do dinheiro público”, pontuou Zélio.
O Detran-DF, além de ter passado por resoluções, foi lançado ao mundo da modernidade.
“Nós reestruturamos a tecnologia de informações e lançamos o aplicativo com diversos serviços digitais e hoje temos o primeiro emplacamento direto nas concessionárias, temos também a Transferência Eletrônica Inteligente (TEI), que pelo smartphone o cidadão pode fazer a transferência do veículo, sem passar pelo Detran, o que gerou o fim das filas. Nós também credenciamos empresas para fazer as vistorias, que antes demoravam 90 dias e hoje são feitas sem burocracia”, disse Zélio.
Os trabalhos realizados também visam a inclusão, tendo em vista o projeto CNH Social, que por ano 5.000 carteiras de motorista são distribuídas para pessoas de baixa renda. Há uma preocupação, do mesmo modo, em garantir um trânsito cada vez mais seguro, a partir de programas como o Cidadania no Trânsito, voltado para alunos do ensino médio.
“Na minha gestão, houve uma redução de mortes no DF na ordem de 43%, sendo que ciclistas, no ano de 2021, em relação ao ano de 2020, aconteceu uma diminuição de 58%”, elencou.
Aqueles que fazem o órgão fluir, os servidores, recebem olhar de cuidado, tendo como exemplo uma demanda antiga que foi resolvida. “Nós criamos a Gratificação de Compensação Orgânica (GCO), que acabou com um problema deles. Nós substituímos a frágil insalubridade por essa gratificação e também criamos uma Gratificação de Atividade de Trânsito (GCAT), dando aumento real de 20% aos servidores”, explicou o ex-diretor-geral.
Zélio Maia é agora candidato a deputado federal pelo MDB. “Essa ideia de me candidatar nasceu justamente da gestão que eu fiz à frente do Detran, juntamente com todas as minhas ações como advogado e procurador”, ressaltou. Educação, gestão pública e combate à corrupção são as principais bandeiras de defesa de Zélio.
“São elementos essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Na educação, por exemplo, eu defendo o ensino profissionalizante como forma do aluno já ter uma profissão no seu currículo, então ele não sai com apenas o sonho de fazer uma faculdade, pois já sai com seu currículo capacitado para diversas atividades”, finalizou.





