Confira os candidatos favoritos que concorrem a Câmara Federal

Da redação do Conectado ao Poder

O Podcast Conectado ao Poder, gravado semanalmente no estúdio da Rádio Federal e apresentado pelo jornalista Sandro Gianelli, recebeu o cientista político Valdir Pucci. Onde avaliaram quais partidos tem potencial para eleger deputados federais.

Confira os palpites:

PL

Há 9 candidatos que constituem o time, no entanto o cientista político afirma que três deles já trazem uma grande quantidade de votos. “Arruda, Bia Kicis e Fraga já constituem muitos votos. São três grandes puxadores de votos e para o nosso sistema eleitoral, isso é muito importante, mas não acredito que os três vão entrar, porque dentro de oito vagas, é impossível o PL fazer três, mas vejo que existem grandes chances de fazer dois, entre esses três. O Arruda entra com certeza”, analisou.

Gianelli explorou da seguinte forma: “o voto da Bia e do Fraga é bolsonarista, mas o Fraga, para mim, também tem voto arrudista e ele está disputando contra o próprio Arruda e com a maior bolsonarista, então ele está apertado. É uma disputa boa”, disse.

O humorista Phillipe Berlinck, que compõe a equipe do podcast, deu seu chute em Arruda e Fraga. Valdir aposta em Arruda e Bia Kicis.

MDB

Sandro Gianelli diz “pra mim, só faz um e provavelmente é o Rafael Prudente”. Valdir Pucci concordou que o candidato é um forte potencial, mas lembrou de outro nome. “Ele tem muita chance, mas não podemos tirar o Alírio da jogada. O MDB faz um nome e está entre esses dois”, avaliou. 

PP

José Gomes, Rogério Rosso, Ronaldo Fonseca e Roney Nemer foram os nomes destacados. “Tem chances de fazer dois”, afirmou Gianelli. Valdir disse que “eu acho mais difícil fazer dois. Eu aposto em um nome”. Phillipe deu seu palpite em Ronaldo Fonseca. Em comum acordo, todos disseram que Rosso é sempre uma surpresa. Em 2014, o seu nome foi o segundo mais votado.

PT (Federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV)

Neste grupo, Érika Kokay é o nome que entra com certeza, de acordo com as avaliações feitas pelos especialistas. Além de Kokay, nomes fortes da esquerda no DF colocados são de Agnelo Queiroz e Reginaldo Veras, que integra o PV. “Eu acho mais fácil fazer dois nessa chapa, sendo Érika e Veras. Eu acho que o Agnelo ainda não tem força política”, comentou Pucci.

PSB

“Tem uma disputa boa, entre Rodrigo Rollemberg e Professor Israel. Por baixo, cada um tem potencial de no mínimo 60 mil votos”, analisa Gianelli. Phillipe Berlinck comentou: “Eu acho que vai um e é o Israel, por conta da rejeição do Rodrigo Rollemberg”. Valdir também acredita que será apenas um.

União Brasil

Os nomes fixados foram de Eliana Pedrosa, Júlia Lucy e Fadi Faraj. “Eu fico com dúvida se faz um. Eliana Pedrosa não está nos melhores momentos políticos dela, já foi melhor. Sobre a Júlia, não vejo surpreendendo tanto, eu não a vi se mostrando tanto para a população. O União Brasil, querendo ou não, está sofrendo sem o Reguffe e isso quebra as pernas, então não vejo potencial”, falou Valdir Pucci.

Republicanos

“Nós temos o Júlio César, que, naturalmente, venceria, só que o Fred Linhares vem crescendo nas pesquisas”, lembrou Gianelli. O cientista político confia que o Republicanos pode fazer dois. O nome de Gilvan Máximo também foi recordado como forte.

Confira a entrevista:

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui