Da redação do Conectado ao Poder
Para o Senado, embora Alexandre Baldy não tenha sido eleito, foi o mais votado na região

O Podcast Conectado ao Poder, gravado semanalmente no estúdio da Rádio Federal e apresentado pelo jornalista Sandro Gianelli, recebeu o cientista político Rairon Murada. Onde avaliaram os parlamentares eleitos em Goiás a partir da região do Entorno.
Em relação ao Senado, Rairon explicou que as pesquisas estavam invertidas em comparação ao que foi entregue na urna, com Wilder Morais (PL) eleito. “As pesquisas mostravam Marconi Perillo liderando, em segundo Delegado Waldir, depois vinham João Campos, Baldy e o Wilder era o quinto”, disse.
Mesmo Baldy não sendo o eleito, Gianelli pontuou o amplo apoio que ele teve na região. “Alexandre Baldy foi o mais votado na região, ele foi o candidato do Entorno”, mencionou.
Deputados federais
As representações na Câmara Federal pelo Entorno ficaram por Célio Silveira (MDB) e Lêda Borges (PSDB).
Sobre Célio, Sandro Gianelli lembra que “ele teve dois mandatos de prefeito e agora será o terceiro de deputado federal”. O cientista político não vê a eleição de Célio Silveira como algo inesperado, em razão do histórico. “Sem surpresa. Mesmo sem apoio do prefeito de Luziânia, ele aumentou a votação em relação a 2018. Foi o mais votado do MDB. Ele já tem uma carreira consolidada”, sinalizou.
Gianelli fala sobre a eleição de Lêda. “Moradora de Valparaíso, com dois mandatos de deputada estadual. A Lêda surpreendeu”, disse. Rairon Murada falou que a disputa de Lêda era com Matheus Ribeiro, que também concorria pelo PSDB à Câmara dos Deputados. “A briga dela era com o Matheus Ribeiro, ex-repórter do Jornal Anhanguera, que era colocado na primeira vaga e a Lêda Borges em segunda, mas ela surpreendeu.”
A eleita foi a única pelo PSDB. “O PSDB fazia bancadas enormes no estado de Goiás”, avaliou Gianelli. Rairon completou dizendo “geralmente fazia quatro ou cinco e na passada fez só um, que foi o Célio”. Sandro, então, concluiu. “A decadência do PSDB já vem de duas eleições.”
Deputados estaduais
Wilde Cambão (PSD) de Luziânia, André do Premium (Avante) de Santo Antônio do Descoberto, Anderson Teodoro (Avante) de Águas Lindas, Zeli Fritsche (PRTB) de Valparaíso e Cristóvão Tormin (Patriota) de Luziânia, representam o Entorno.
Cambão não é visto pelos especialistas como uma surpresa, em razão de ter mantido a votação e não ser nenhuma novidade. Além de ter dito o apoio do prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão que foi crucial para sua eleição. Gianelli disse sobre André do Premium. “Foi candidato a prefeito em Santo Antônio, perdeu e foi eleito agora a estadual”, observou.
Com relação a Anderson Teodoro, Sandro Gianelli passou pela trajetória dele. “De Águas Lindas de Goiás, foi três vezes vereador, não veio candidato na última eleição, apoiou o prefeito Dr. Lucas, foi secretário, se descompatibilizou, foi candidato da máquina e venceu”, mencionou. Rairon pontua que Zeli já estava bem cotada para ganhar. Gianelli falou da participação do prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, para eleger Zeli. “Pábio mostrou força mais uma vez”, destacou. Cristóvão foi colocado por ter escolhido um partido compatível com ele.




