Por Sandro Gianelli
Força tarefa
O governador Ibaneis Rocha (MDB), expressou preocupação com os números alarmantes de feminicídio na capital em 2023. Até o momento, foram registrados 20 casos, superando o total do ano passado. O governador enfatizou a necessidade de uma discussão em âmbito nacional e de um trabalho conjunto entre governo, Judiciário, Ministério Público e sociedade para enfrentar esse problema.
Denuncie
Ibaneis anunciou a implementação de uma força-tarefa para combater novos casos de feminicídio no Distrito Federal. Ele enfatizou a importância de uma abordagem abrangente que envolva não apenas o governo, mas também o sistema judiciário na prevenção e punição desses crimes. E ressaltou a importância de se denunciar as agressões, pois muitos casos sequer são de conhecimento da polícia e da justiça.
Na Hora Mulher
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o projeto de lei do Na Hora Mulher, de autoria da deputada Doutora Jane (MDB). O projeto visa criar um serviço de atendimento imediato e exclusivo às mulheres no DF, reunindo órgãos públicos para prestar serviços de forma articulada.
Prevenção de afogamentos infantis
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado, realizou uma audiência pública para discutir um regulamento de medidas de segurança em piscinas, a fim de prevenir afogamentos de crianças. O senador Eduardo Gomes (PL-TO) apresentou o PL 1.944/2022, que trata dos requisitos mínimos para fabricação, construção, instalação e funcionamento de piscinas. O projeto propõe a obrigatoriedade de campanhas de conscientização e criação de um dia nacional de prevenção do afogamento infantil.
Líder em Goiás
De acordo com uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), é o favorito para a presidência da República em 2026, em Goiás, superando inclusive o atual presidente, Lula (PT). O levantamento, realizado presencialmente em 78 municípios do estado, entrevistou eleitores com mais de 16 anos. Caiado obteve 30,5% das intenções de voto, enquanto Lula ficou em segundo lugar, com 19,9%. Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, ficou em terceiro, com 14,8%. Simone Tebet, com 7,6%. Ciro Gomes, com 5,3%. Romeu Zema, com 4,2%. Branco/Nulo, foram 12,6%. Não sabe, foram 5,1%.
Agenda movimentada
O prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão (PL), tem cumprido uma agenda bastante movimentada. Nesta semana, ele recebeu a ex-ministra Flávia Arruda e a Secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury. Também esteve na Câmara dos Deputados acompanhando o governador Ronaldo Caiado nas discussões referentes à Reforma Tributária. Iniciou as obras de água potável encanada nas Chácaras Minas Gerais, no Pedregal, uma demanda aguardada há 10 anos. Além disso, assinou a ordem de serviço para o início das obras de recapeamento e pavimentação asfáltica no bairro América do Sul, que serão realizadas com recursos próprios do município.
* Sandro Gianelli é consultor em marketing político, especialista em pesquisa de opinião pública, jornalista e radialista. Escreve a Coluna do Gianelli para o portal Conectado ao Poder e apresenta o Conectado ao Poder na rádio Atividade FM.
Envie uma mensagem para o WhatsApp (61) 98406-8683 caso você tenha alguma notícia relacionada aos bastidores da política e queira vê-lá na Coluna do Gianelli.