Início Entorno Sedfgo convoca união de moradores do Entorno e DF para inclusão de...

Sedfgo convoca união de moradores do Entorno e DF para inclusão de Consórcio do transporte no PPA federal

A Secretaria do Entorno do Distrito Federal de Goiás (Sedfgo) convoca prefeitos e cidadãos do Entorno e do Distrito Federal a entrarem no site do Brasil Participativo e votarem em favor da inserção do projeto de criação de Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF no Plano Plurianual (PPA), do Governo Federal. A votação pode ser feita até dia 14 de julho.

Para votar é bastante simples, basta acessar o link abaixo: https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5969

E aí é só conectar com seu cadastro gov, aquele que o cidadão usa para acessar praticamente todos os serviços virtuais do Governo Federal, com CPF e senha. Em seguida, vote! 

Em fevereiro deste ano, os governadores do Distrito Federal, à época a interina Celina Leão, e de Goiás, Ronaldo Caiado, propuseram a implementação de um consórcio interfederativo para tratar sobre o transporte coletivo. Atualmente, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) administra o transporte. 

Além da mobilidade urbana, a criação do Consórcio entre os entes federados tem como objetivo encontrar soluções conjuntas para diversos problemas que persistem na  Região do Entorno do DF nas áreas da saúde, segurança pública, educação, transporte, desenvolvimento econômico e social. Isso engloba não apenas a Região Metropolitana do Entorno, que conta com onze municípios, mas toda a  Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – Ride, que engloba 33 no total mais o DF.

O usuário pode votar em até três propostas que julgue interessante para seu Estado. Confira as propostas do Estado de Goiás ao PPA Participativo Governo Federal, divulgadas pela  Superintendência Central de Captação de Recursos da SGG.  Dois deles dizem respeito especialmente à mobilidade urbana no Entorno, o primeiro e o segundo, respectivamente:

1) Consórcio Interfederativo da Região do Entorno do DF 🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5969

2) Construção do BRT Luziânia/GO e DF

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5139 

3) Implantação do Hospital de Tratamento do Câncer “Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás” (CORA)

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5094 

4) Polo de Fruticultura “Vão do Paranã” em Goiás

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5140 

5) Programa de Ampliação de Vagas Prisionais em Goiás

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5149 

6) Policlinica de Mozarlândia em Goiás

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5105

7) Policlinica de Campos Belos em Goiás

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5133

8) Policlínica de Mineirios em Goiás

🔗https://brasilparticipativo.presidencia.gov.br/processes/programas/f/2/proposals/5135

Fonte: Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal