O selo atesta a qualidade sanitária do produto, sendo pré-requisito para os pequenos produtores comercializarem de forma legal e segura
A Secretária do Entorno do Distrito Federal de Goiás (Sedfgo), Caroline Fleury, se reuniu nesta terça-feira (02) com o superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Entorno (Cisbango), João Orestes, para discutir a regularização do pequeno produtor rural da região. A partir de convênio entre o Cisbango e o Governo de Goiás será iniciada uma campanha para implantar o Serviço de Inspeção Municipal, conhecido popularmente como selo SIM.
Caroline Fleury lembra que o momento é favorável para o pequeno produtor, por isso, espera a adesão ampla dos municípios ao Consórcio. “É o momento para a agricultura familiar ocupar espaço nos mercados, Exemplo disso, são oportunidades como o Programas da merenda escolar e de Aquisição de Alimentos, o PAA do governo de Goiás”, frisou.
O Superintendente Cisbango, João Orestes, ressalta que além de estar apto a vender para os governos, “com esse SIM regional será possível ao produtor vender numa zona de segurança em todos os municípios e não só em sua localidade”,explicou. Ele adianta que em futuro breve, será implantado o SIM interestadual, para que o produtor possa, legalmente, chegar a mercados como o de Brasília que já consome grande parte dessa produção.